terça-feira, 2 de outubro de 2012

10 PASSOS PARA UTILIZAR CURTA-METRAGENS NA AULA


1º Escolha o tema ou o autor que pretende trabalhar e faça uma busca no site. Assista os curtas e escolha o que melhor representar o tema ou o autor a ser abordado.

2º Assista ao curta novamente e faça um levantamento de todos os pontos que possam chamar a atenção de seus alunos, para uma possível discussão em sala de aula.

3º Faça uma pequena pesquisa e organize alguns tópicos sobre o tema/ autor a ser abordado. Caso vá utilizar um dos curtas de Literatura, traga as características de escrita deste autor e outras obras principais.

4º Proporcione uma roda de discussão com os alunos para a introdução do tema ou do autor e para avaliar o que a turma conhece sobre ele.

5º Levante nessa discussão os pontos de vista e o conhecimento que os alunos têm sobre o tema ou autor.

6º Apresente o curta.

Durante a apresentação, observe as reações dos alunos para a posterior retomada.

Traga para os alunos mais matérias ou textos sobre o tema do curta ou, no caso dos curtas de Literatura Brasileira, o texto no qual o curta foi baseado ou textos sobre a vida e obra do autor.

9º Faça uma nova roda de discussão e aborde novamente o tema e como ele foi apresentado no curta. No caso dos de Literatura Brasileira, você pode abordar como foi feita a transposição da linguagem escrita para a audiovisual.

10º Escreva um relato final sobre as atividades com os alunos e a experiência vivida com o uso dos meios eletrônicos para auxiliar nos conteúdos curriculares e poste no site www.curtanaescola.org.br.
Fonte:
http://aprendizagemcolaborativa.org.br/novomoodle/pluginfile.php/9269/mod_resource/content/2/dez_passos.pdf

Nenhum comentário: