" UM DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A IMPLANTAÇÃO DE UMA RÁDIO LINGUAGEM”
Obra do Professor Paulo Rogério de Rossi, resultado do TCC da Especialização em
Mídias na Educação realizada através da FURG do Rio Grande, com a intermediação
do NTE de Concórdia.
O
livro aborda as possibilidades de contribuir com uma aprendizagem significativa,
através da rádio linguagem, além de se constituir num excelente manual com o
passo-a-passo para a implantação da mesma.
De
caráter inovador, pois não foram encontradas obras que abordassem com tal
clareza a implantação da rádio linguagem, a obra tem por objetivo subsidiar
novas práticas escolares no que se refere ao trabalho da linguagem através da
rádio.
Como
o autor coloca na obra, no início os alunos sentiam-se um tanto tímidos ao
começar os primeiros programas, atualmente como comenta o Professor Paulo, “os
alunos param nos corredores, sentam-se nos bancos na hora do intervalo para
ouvirem os programas feitos pelos colegas, tendo em vista que eles também farão
esse trabalho em outro momento”. E acrescenta:
“Acabou a correria do intervalo, além de ter se tornado mais calmo, também é um
momento de conhecimento”.
Desta forma,
percebe-se que os conteúdos abordados em sala de aula vão além das quatro
paredes, sendo socializados com toda a comunidade escolar em momentos específicos,
dando uma nova conotação a aprendizagem.
O Professor Paulo Rogério de
Rossi é atualmente Assistente Técnico Pedagógico do Centro de Educação de
Jovens e Adultos – CEJA, de Concórdia e Professor de Língua Portuguesa na EBM
Waldemar Pfeiffer, onde implantou a Rádio Linguagem.
No
último dia 06/12, participou da reunião de Diretores da VI GERED onde expôs
sobre sua obra, bem como, fez a doação de um exemplar por escola, para as
integrantes do NTE e Gerente de Educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário