quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Formação Continuada no NTE Concórdia



Lançamos nova formação do Salto Para o Futuro pelo NTE / Concórdia, com a Série “O PLANEJAMENTO NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO” o objetivo é proporcionar momentos de reflexão/discussão por meio do programa Salto para o Futuro, ao trazer para o centro do debate “a reflexão sobre a questão o planejamento na educação” , “ O planejamento coletivo no ciclo da alfabetização: a cultura da colaboração como possibilidade para a aprendizagem” e “ Os modos de pensar e fazer um planejamento de sala de aula nas turma do Ciclo da Alfabetização”.
A série, que conta com a consultoria de Maria Isabel Leite Doutora em Educação na área de educação, da infância e da arte em espaços de educação formal e não formal e Pós doutora em Arte – Educação, problematiza questões como a escola inserida na comunidade, neste contexto sua função social não se encerra em si mesma, mas desafia-se a contextualizar os processos de apropriação e produção dos conhecimentos e, ainda, sublinhar a importância dos mesmos para a melhoria da vida dos sujeitos aprendizes. A edição temática “O Planejamento no ciclo da alfabetização” tem como proposta debater a integração da área de Linguagem e seus componentes curriculares, tendo em vista a rotina da alfabetização na perspectiva do letramento. Também visa discutir a importância do uso de diferentes recursos didáticos na alfabetização.
Os temas relacionados serão abordados a partir dos programas:
  1. Pensar em planejamento na educação formando teias e redes que assegurem os direitos de aprendizagem e desenvolvimento dos educandos.
  2. O planejamento coletivo no ciclo da alfabetização e a cultura da colaboração como possibilidade para a aprendizagem.
  3. Modos de pensar e fazer um planejamento de sala de aula para turmas do ciclo de alfabetização considerando os grupos heterogêneos de crianças em seus diferentes ritmos e possibilidades de aprendizagem.



Nenhum comentário: