segunda-feira, 5 de maio de 2008

Internet PLC

Como construir uma Cidade Digital / Tecnologias
PLC é alternativa tecnológica para conexão à internet
Cresce no Brasil, ainda que devagar, a opção pela tecnologia Power Line Communication (PLC), que usa a rede elétrica para a transmissão de dados e voz. Por enquanto o PLC ainda é usado praticamente em programas piloto, como é o caso do estado do Pará. Algumas vantagens são óbvias na utilização do PLC, como a capilaridade da rede elétrica e a facilidade de implementação. Mas há obstáculos também, como a velocidade de banda, a suscetibilidade a interferências e o fato de ser uma mídia compartilhada.

Experiências de sucesso / Petrópolis/RJ
Uma cidade imperial e conectada
Uma das principais estratégias do Petrópolis Digital, desde o início, foi privilegiar a inserção de conteúdo na rede. Assim, desde 2002, está disponibilizada uma série de aplicativos e serviços via web. Além disso, o projeto contempla a interligação entre os órgãos estaduais, um sistema integrado de gestão, mais de 400 pontos de rede, quiosques de auto-atendimento para a população e cinco áreas públicas de acesso sem fio, livre e gratuito à internet. Como convém a uma cidade turística, o portal da prefeitura tem também versões em inglês, espanhol e francês.

Como construir uma Cidade Digital / Gestão
Um novo profissional para as novas cidades
Os projetos de Cidades Digitais estão desbravando vários caminhos, inclusive o da preparação profissional. Especialistas de treinamento nos setores de informática e telecomunicações consideram que o ideal é ter uma formação diferenciada, ou seja, saber não só o que a tecnologia permite e oferece, mas também entender as necessidades sociais e de governo, e conseguir coadunar as duas vertentes.

Experiências de sucesso / Pedregulho/SP
Acesso gratuito, mas só com impostos em dia
Até pouco tempo atrás, a cidade de Pedregulho, localizada no nordeste paulista, era conhecida apenas por seu café, ganhador de prêmios de qualidade. Desde setembro de 2007, entrou em operação o Cidadão Internet, que provê acesso gratuito à internet via Wi-Fi a todos os cidadãos e empresas pedregulhenses que estejam com seus impostos em dia. A iniciativa ainda engloba a conexão de prédios públicos, criação de telecentros, uma biblioteca virtual e uma rádio online.

Artigos / Por Franklin Dias Coelho
Estados digitais e inteligentes
A visão de municípios digitais implica processo de reorganização territorial que permite ao Estado avançar em sua real missão de promover políticas regionais de integração, estruturando de forma ágil e transparente serviços de saúde e educação, e disseminando a história e a cultura locais. Mais que um programa de infra-estrutura, deve ser um processo de mobilização política, econômica e social.

Roteiro de compras / Equipamentos
Rádios para transmissão de voz e dados
Entre as vantagens dos rádios WinLink, segundo a RadWin e a Asga, seus fornecedores no mercado brasileiro, está o fato de operarem em diversas faixas de freqüência, inclusive as não licenciadas, e poderem ser configurados para funcionar como ponto-a-ponto ou ponto-a-multiponto. Isso facilita para os projetos que precisam de estruturas diversificadas, que utilizem as duas opções.

Experiências de sucesso / Tiradentes/MG
Acel quer lei federal sobre radiação de celular
Assessora do Ministério das Comunicações é homenageada pelo município
Fátima de Figueiredo, assessora do Departamento de Serviços de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, entusiasta e colaboradora do projeto Tiradentes Digital, foi agraciada pelo município com duas honrarias: o título de Cidadão Honorário de Tiradentes, concedido pela Câmara de Vereadores, e a comenda João de Siqueira Afonso (fundador da cidade), conferida pelo Poder Executivo sob a coordenação da Secretaria de Cultura local. Ambos são dados a pessoas que tenham prestado relevantes serviços à cidade.

Fórum
Este é o seu espaço
O Fórum do Guia das Cidades Digitais foi criado para se tornar um espaço de debates. Inscreva-se, pergunte, opine.

Nenhum comentário: