terça-feira, 10 de março de 2009

Google Heart - Uma Possibilidade Pedagógica


Google Earth

O Google Earth é um software que oferece-nos imagens da mais alta qualidade conseguidas via satélite de todo o mundo.
Permite conhecer diversas partes do mundo através do computador, passear pelas cidades que escolhemos; andarmos pelas ruas, monumentos principais, praças e edifícios.
Possibilita sobrevoar qualquer parte da Terra para visualizar imagens de satélite, mapas, relevo, edifícios 3D, desde as galáxias no espaço até aos vales submarinos.
Pode- se explorar conteúdo geográfico complexo, guardar os locais visitados e partilhá-los com outros utilizadores.
Após digitar o nome do local que desejamos visualizar, pode-se testar outras possibilidades, como marcar distâncias entre locais.
Pesquisando sobre esta ferramenta e suas possibilidades no uso pedagógico, consideramos interessante registrar as considerações da professora Helena Siebra que utilizou o recurso na escola e compartilhou no artigo: Possibilidades pedagógicas do Google Earth de Mary Grace Martins.

“Fiquei fascinada com as imagens via satélite, levei para meus alunos e eles simplesmente não fizeram mais nada além de procurar e admirar as coisas que viam”, relata.” Sua aluna, ainda mais impressionada, comentou “Prô a gente existe mesmo no mundo... agora sei que tem gente que olha pela gente e vão ver como moramos".
Realmente aprender geografia utilizando o recurso de mapas por satélite, nem se compara ao trabalho com livros didáticos ou àquelas atividades que fazíamos com mapas em papel vegetal na escola.
Além das possibilidades diversas que o programa oferece em termos de recursos tecnológicos, o fato de disponibilizar imagens de diversas localidades do mundo, permite que o professor possa aproveitar o recurso de acordo com o projeto que pretende desenvolver com os alunos.
Em sala de aula, os professores podem iniciar propondo que os alunos troquem por e- mail os mapas com os lugares já localizados e marcados. Assim os alunos poderão ter uma idéia geral da localização de sua casa com relação a outros colegas da turma, qual a distância de um ponto ao outro e o caminho que cada um faz para chegar até a escola.
Uma outra idéia é propor aos alunos que se registrem no Tagzania para criar uma pagina com seus mapas, separando-os em categorias e comparando a localização de um mesmo ponto utilizando diferentes serviços e tipos de mapas. A educadora Suzana Gutierrez acrescenta que este é um bom espaço para fazer algum trabalho colaborativo”.
O Google Earth é de fato um programa onde se exerce a visualização geográfica e cartográfica, pois há ali visualização de imagens de satélite que podem ser compostas por informações dos limites políticos, físicos, sociais e ambientais através da simbologia cartográfica (como áreas, pontos e linhas). Especificamente, sobre a visualização geográfica, Ramos e Gerardi (2002) descrevem que ela fornece ao usuário de mapas a possibilidade de explorar informações, estabelecer análises e, dessa forma, obter um conhecimento. Contudo, na sala de aula, este software pode servir de meio de aprendizagem, uma ferramenta da qual o professor, mediador do processo ensino e aprendizagem deve apropriar-se em sua prática pedagógica.

Bibliografia:
Possibilidades pedagógicas do Google Earth – Revista Nova Escola
Google Earth: dicas, instalação e mais imagens – Portal Terra
O fenomenal Google Earth – Infowester

RAMOS, C. da S. Visualização cartográfica e cartografia multimídia. São Paulo: Unesp,
2005, 184p.
www.labtate.ufsc.br/images/Magnun_Souza_Voges_e_Rosemy_da_Silva_Nascimento.pdf
http://www.vivenciapedagogica.com.br/
http://www.labtate.ufsc.br/
http://novaescola.abril.com.br/noticias/

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