CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA CULTURA DIGITAL
Nas
datas de 25 e 26 de agosto de 2014, participamos do Curso De Especialização Em
Educação Na Cultura Digital, em Florianópolis.
O evento
ocorreu na praia dos Ingleses e reuniu 800 profissionais de Educação, 400 da
Rede Estadual de Ensino e 400 da Rede Municipal. Estiveram presentes várias
autoridades como, por exemplo, a Srª Elza Moreto representando o Senhor
Secretário de Educação Eduardo Deschamps.
O Curso de Especialização
Educação na Cultura Digital a ser implantado pelo MEC, no âmbito do Programa
Nacional de Tecnologia Educacional (Proinfo Integrado) é uma ação em parceria
entre a SEB/MEC, a Universidade Federal de Santa Catarina, a Secretaria de
Estado da Educação e a UNDIME.
Destina-se a professores, gestores das redes de escolas públicas do Estado de
Santa Catarina e formadores da rede do Proinfo que atuam nos Núcleos de
Tecnologia Educacional Estadual e Municipal e está sendo oferecido na
modalidade a distância, com 30% da carga horária de aulas presenciais e 70% a
distância, sendo utilizado o Ambiente Colaborativo de Aprendizagem E-Proinfo.
Em nossa Regional
participam duas Escolas: EEB Walter Fontana – Daniel Auler, Lillian Keli
S. Paulino Lima. Simoní Fiamentti Vanzo e Vanda Marisa dos Santos; e EEB Vidal Ramos Júnior – Leane Konrad, Eliane Ap. M. de Oliveira,
Silvana Andreide Lemke e Graciéle Nissola Casagrande. Do Núcleo de Tecnologias Educacionais – NTE – Neura Mora.
Como palestra de abertura a
Professora Drª Rosane Aragon, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
salientou a importância de enquanto
profissionais em educação, estarmos atentos para as novas formas de se
relacionar, de trabalhar, novas formas de aprender e de ensinar. Segundo a
educadora, educar na Cultura Digital não é só inserir computadores nas escolas,
mas sim: mudar a cultura da escola, mudar os espaços, os tempos e as formas de
trabalho. Ainda comenta dos desafios para essa inserção: disponibilidade,
mudança de paradigma ou “cultura”, formação de professores, construção coletiva
e revisão de papéis e construção de novas ecologias cognitivas.
Após este primeiro
momento, mais geral, nos reunimos em Polos específicos para iniciarmos os
trabalhos do PLAC – PLANO DE AÇÃO COLETIVO – APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA NA ESCOLA
– “Retrato da Escola” – com a Professora Christina Martinez Hipólito.
Grupo de Trabalho
EEB Walter Fontana com nosso Tutor José Carlos Rabello.
Nossa expectativas
em relação a esta Especialização são as melhores, pois, enquanto educadores queremos
estar cada vez mais envolvidos em aprendizagens que nos aproximem dos educandos,
no caso as TDICs.
Queremos fazer parte de um
ambiente de aprendizagens, reflexões, elaboração e criação coletivas, de modo a
possibilitar um “ressignificar” de conceitos, das novas formas de nos
relacionarmos, com novas idéias, concepções e pontos de vista.
Desenvolver atividades de forma
coletiva, aliando conteúdos significativos e análise da realidade escolar e
suas práticas só poderá contribuir para nossa evolução enquanto educadores que
queremos fazer a diferença, fazendo diferente.
Reflexão, produção e ações
coletivas são motivadoras, pois nos levam a observar a educação sob o prisma da
tecnologia digital.
Esta inserção no mundo digital e
tecnológico com maior profundidade nos leva ao fortalecimento de que a partir
da tecnologia é possível pensar e ressignificar a escola.
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